Fusca, o carro mais famoso do Brasil, comemora aniversário em Poços de Caldas
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013O carro mais famoso do Brasil fez aniversário neste domingo (20). O Dia Nacional do Fusca comemora a criação do automóvel que, segundo os apreciadores, “nunca vai sair de moda”.
Na cidade de Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais, a festa vai além. O Clube do Fusca Poços, eleito em 2012 o melhor do Brasil, inaugurou a sede oficial e o criador da data, Alexander Gromow, prestigiou o lançamento e reforçou a paixão pelo carro.
“Ser apaixonado por Fusca é ceder ao irresistível chamamento que o carro faz aos que tem uma mínima porção lúdica no coração”, disse.
Alemão, mas brasileiro de coração, o historiador é autor do livro ‘Eu amo meu Fusca’ e ativista de movimentos que visam a preservação do Fusca e de carros antigos. Dono de um modelo de 1955, chamado de “Rosinha”, o criador da comemoração destacou a importância do carro e da criação de uma sede para o clube na cidade.
O novo espaço tem cerca de 130 m² e serve para abrigar os encontros dos amantes do WV Fusca e também dos antigomobilistas da cidade e da região. “Desde a fundação nós sempre sonhamos em ter um espaço dedicado a esta nossa paixão e agora conseguimos, literalmente, concretizar isso”, disse o presidente do clube, Ideraldo Cruz.
O grupo que hoje já tem cerca de 60 pessoas, que se autodefinem como Família Fusca Poços, reúne-se quinzenalmente para cultuar o veículo que chegou no país na década de 1950 e foi nacionalizado a partir de 1960.
Clube do Fusca e Família Fusca Poços
Engenheiro recém-formado, dono do primeiro Fusca que conseguiu comprar e apaixonado pelo carro, Juliano Dalla Rosa sentiu falta de ter, na cidade, encontros para discutir e celebrar o automóvel. Munido de criatividade e disposição, confeccionou convites simples e xerocados e percorreu as ruas de Poços de Caldas colocando-os em todos os modelos VW Fusca que encontrava.
“A amizade dura até hoje. Nos conhecemos alguns dias depois, no primeiro encontro e desde que formamos o clube, somos amigos e partilhamos as conquistas, além do amor pelo automóvel”, destacou Juliano.
A hereditariedade do amor pelo carro é tanta que, aos 14 anos, Evandro Filho já disputa o Fusca com o pai. “Eu já sei que o carro será meu. Meu pai diz que não tem como vendê-lo ou mesmo precisar o valor e eu sei disso. Sempre fui também apaixonado pelo carro”, disse.
Com isso, a Família Fusca Poços só cresce. Atravessa, inclusive, as fronteiras geográficas. Os amigos Paulo Roberto Mota e João Alberto Cid enfrentaram oito horas de viagem por cerca de 600 quilômetros, de Fusca, da cidade de Araruama (RJ) para participar da inauguração da sede do clube e para comemorar o Dia Nacional em Poços de Caldas.
“Nós fizemos questão de prestigiar nossos amigos aqui, mas, tentamos vir, pelo menos quatro vezes ao ano na cidade, para os encontros e eventos que são promovidos. O clube, de fato, acaba se tornando nossa família”, destacou Mota.
Ações sociais
Fãs do automóvel, os filiados ao clube também praticam ações sociais desde a fundação do clube há oito anos. Por conta disso, em 2012, ganharam o título de ‘Clube do Carro Antigo do Ano’ por meio de uma votação no evento ABC Old Cars, além do título de utilidade pública, concedido pelo município.
O Fusca
O carro foi o primeiro automóvel da marca Volkswagen produzido no Brasil e foi líder de vendas por 24 anos. Em 2001 o Fusca perdeu posição para o Gol como o carro mais vendido no país. Contudo, o Fusca ainda aparece no ranking dos mais vendidos. Em 2012, quase mil veículos foram comercializadas.
Serviço
As pessoas que quiserem se associar ao clube podem acessar o site fuscapocos.com
Fonte: G1